Como aprendi a organizar o meu tempo para ter maior liberdade

Trabalhei durante muitos anos em empresas de diversas áreas, em que tinha hora de entrada mas raramente de saída. Sentia o peso do stress, da ansiedade, da responsabilidade. Mas não conseguia abrandar porque achava que só trabalhava bem sob pressão. Mas em todos esses anos de vida Corporate eu sonhava constantemente com liberdade. Liberdade. Para tomar decisões, para trabalhar com propósito, liberdade para definir os horários e os dias de trabalho, sem estar presa num escritório ou em intermináveis filas de trânsito.

A CRUA nasceu dessa vontade de liberdade, de maior CONEXÃO com os outros através da Fotografia. Mas com a liberdade vem também a responsabilidade. Estamos sozinhos em mar aberto, com o leme a pulsar nas mãos, exigindo-nos decisões a cada momento sobre o rumo a tomar. E por isso é fundamental termos uma rotina, definirmos estratégias para manter o foco, para crescer e levar o nosso trabalho a bom porto.

Neste último ano tenho trabalhado muito em casa e por isso gostaria de vos dar algumas dicas que têm sido fundamentais para não perder a cabeça. Espero que gostem e que também vos sejam úteis!

1. Esqueça o pijama

Sim, claro que podemos fazer Skype Calls de pijama pois ninguém vê abaixo da cintura mas eu acho importante distinguir um dia de trabalho de um dia de descanso com a roupa apropriada. Acho que nos sentimos mais motivados e com maior energia se não estivermos de pantufas e debaixo da manta o dia todo. E é tão bom cuidarmos de nós e definirmos uma rotina matinal.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

2. Defina uma zona de trabalho

Independentemente do tamanho da casa, é importante definir uma zona de trabalho luminosa e silenciosa, onde se sinta confortável . Subconscientemente vai-se sentir mais produtivo quando estiver nesse espaço. Tanto faz se é a cozinha, um quarto de hóspedes ou uma mesa junto a uma janela. O fundamental é que se comprometa a trabalhar aí na maioria dos dias, fugindo à tentação das sestas a meio do dia ou maratonas de Netflix.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

3. Estipular um horário de trabalho

Cada um de nós é mais produtivo em momentos diferentes do dia. Uns dão-se melhor com as manhãs e outros preferem o silêncio da noite. É importante perceber como funcionamos para definirmos o nosso horário de trabalho de acordo com essa tendência. Eu confesso que tenho fases. Neste momento, sinto-me mais focada e criativa de manhã/tarde e por isso tenho trabalhado entre as 10h00 e as 18h00.

Se tivermos esta disciplina, conseguimos ter mais tempo para outras coisas.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

4. Planear o menu da semana

Quando trabalhamos em casa, sentimos inevitavelmente o chamamento da cozinha, do pão, do queijo, dos snacks… Para mim isto foi sempre uma luta até perceber que se fizer um planeamento semanal das refeições, como se levasse marmita para o trabalho, e se definir horários para o pequeno almoço, almoço e jantar, a minha mente não viaja tanto até ao frigorífico. Comer fora da zona de trabalho também ajuda a quebrar o ritmo e a refrescar a cabeça.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

5. Let´s get phisical!

Nunca pensei dizer isto mas é verdade que o exercício físico aumenta os níveis de felicidade e foco, o que influencia a nossa produtividade. Por isso tenho dedicado entre 30 minutos a 1 hora, pela manhã, para meditar e exercitar o corpo. Esta rotina matinal antes do trabalho tem-me ajudado a estar mais desperta e menos ansiosa. E até acordo mais cedo. Para quem gosta de yoga, sugiro as aulas da Adriene no Youtube.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

6. Reduzir o tempo nas redes sociais

Olá, o meu nome é Patrícia e sou viciada em redes sociais.

Este ponto tem sido uma luta di-á-ri-a. Mas quando consigo finalmente desligar, produzo muito mais e penso com maior clareza. É certo que as redes sociais são cada vez mais relevantes para nos mantermos conectados, inspirados e são uma ferramenta importante para os negócios. Mas também podem ser uma prisão, um vortex, que nos suga o tempo e a paz. Se definirmos um período de descanso, durante a jornada de trabalho, em que se desligam todas as notificações e se coloca o telemóvel no silêncio, conseguimos um bom equilíbrio.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

7. Um dia de cada vez

Nunca fui muito de listas de tarefas porque me dava ansiedade ver tudo o que ainda tinha por fazer. Especialmente em picos de trabalho. Mas creio que encontrei um equilíbrio ao definir diariamente as tarefas mais importantes, antes de começar. Também ando sempre com a agenda atrás para anotar e acompanhar os deadlines, compromissos e reuniões. Assim consigo visualizar melhor e estruturar as prioridades.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho

8. Gerir as expectativas

Apesar do que se pensa, trabalhar em casa não é sinónimo de estar todo o dia na preguiça, intercalando e-mails com séries. Não é para todos. Exige muita disciplina e uma consciência permanente dos desafios e oportunidades.

Nem todos os dias são um mar de rosas. Há dias de frustração e dúvidas. Nesses momentos eu faço uma pausa, vou dar passeios, beber uns copos, estar com amigos/família e dedico-me a outras coisas que também me dão gozo.

E se tudo o resto falhar, respirar fundo, confiar e continuar.

CRUA fotografia dicas para trabalhar em casa teletrabalho